segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

10 Filmes Incríveis Que Talvez Você Não Tenha Assistido

Fiz uma seleção de filmes que raramente vejo discussões, que sirva também como uma lista de sugestões para explorar um pouquinho mais o universo cinematográfico


1 – Vá e Veja (1985) – Direção: Elem Klimov

Um dos mais duros e chocantes retratos do dia a dia da Guerra, pelos olhos de um menino envolvido na batalha entre a resistência e os nazistas pelo domínio da Bielorrúsia. Usado como metáfora para a perda da inocência, o personagem infantil serve ainda para ressaltar os efeitos da Guerra que ultrapassam os bombardeios e destruição física.

Assista: http://filmeonlinetocadoscinefilos.blogspot.com.br/2013/06/va-e-veja-1985-direcao-elem-klimov.html




2 - A Garota da Fábrica de Caixa de Fósforos (1990) – Direção: Aki Kaurismäki

Uma jovem supervisora de embalagens de fósforo tem sua monótona vida modificada por um homem bem vestido que a convida para dançar e ir ao seu apartamento. Grávida e feliz, ela aprende sobre a realidade da vida quando o amado envia um cheque para o aborto. Um dos filmes mais belos da história do cinema, onde mostra todo o poder do silêncio e dos símbolos, realizado pelo mestre filandês Aki Kaurismaki.

Assista: http://filmeonlinetocadoscinefilos.blogspot.com.br/2013/07/a-garota-da-fabrica-de-caixa-de.html


3 – A Palavra (1955) – Direção: Carl Theodor Dreyer

Os Borgen são uma família de fazendeiros abalada por alguns conflitos internos, como o comportamento de Johannes (Preben Lerdorff Rye), um irmão adulto que se dedica demais ao estudo religioso. Porém nem todos o acham louco, e um sobrinho abalado com a morte da mãe, incube à Johannes a aparentemente impossível tarefa de trazer a mãe de volta.

Assista: http://filmeonlinetocadoscinefilos.blogspot.com.br/2013/08/a-palavra-1955-direcao-carl-theodor.html



4 - Moscou Não Acredita em Lágrimas (1980) – Direção: Vladimir Menshov

Três amigas saem do interior e vão para Moscou tentar a vida. Elas procuram o trabalho e a felicidade. Anos mais tarde, a mais bem-sucedida das três vive sozinha com a filha e ainda tem esperanças.

Assista: http://filmeonlinetocadoscinefilos.blogspot.com.br/2013/11/moscou-nao-acredita-em-lagrimas-1980.html




5 - Quando Voam as Cegonha (1957) – Direção: Mikhail Kalatozov

Veronika e Boris estão apaixonados. Eles caminham pelas ruas de Moscou até o amanhecer. Mas a Segunda Guerra Mundial está começando e Boris, que trabalha numa fábrica, alista-se voluntariamente às forças armadas. Para a tristeza de sua família e de Veronika, ele parte para a frente de batalha.

Assista: http://filmeonlinetocadoscinefilos.blogspot.com.br/2013/07/quando-voam-as-cegonhas-1957-direcao.html




6 - Casamento Silencioso (2008) – Direção: Horatiu Malaele

Na Romênia de 1953, Mara e Iancu preparam-se para se casar e todos os habitantes da vila estão ansiosos para a festa dos noivos. Porém, para o espanto de todos, o prefeito da cidade anuncia uma semana de luto pela morte de Stálin. Durante essa semana, nenhuma festa ou comemoração são permitidas. Apesar da proibição, os noivos e seus convidados irão mostrar criatividade para continuar a festa.

Assista: http://filmeonlinetocadoscinefilos.blogspot.com.br/2014/01/casamento-silencioso-2008-direcao.html


7 - Andrei Rublev (1966) – Direção: Andrei Tarkovsky

A Rússia do século XV passa por um período turbulento, o povo sofre injustiças e está fragilizado pela fome. Nesse cenário, acompanhamos um pouco da vida do pintor Andrei Rublev, que mais tarde abandonaria seu ofício para dedicar-se a Deus.

Assista: http://filmeonlinetocadoscinefilos.blogspot.com.br/2013/05/andrei-rublev-1966-direcao-andrei.html




8 - A Balada de Narayama (1958) – Direção: Keisuke Kinoshita

Fim do século XIX, em meio à pobreza e miséria que causavam guerras e emigração para terras estrangeiras, em algumas regiões do Japão, numa luta dura pela sobrevivência, instituí-se uma tradição amarga : Ao completar 70 anos de idade, os moradores dos humildes vilarejos deveriam subir ao topo da montanha local, uma região sagrada e, como elefantes velhos, deveriam esperar pela hora da própria morte, sozinhos.

Assista: http://filmeonlinetocadoscinefilos.blogspot.com.br/2014/01/a-balada-de-narayama-1958-direcao.html


9 - A Batalha de Argel (1966) – Direção: Gillo Pontecorvo

Os eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, marco do processo de libertação das colônias européias na África. Entre 1954 e 1957 é mostrado o modo de agir dos dois lados do conflito, a Frente de Libertação Nacional e o exército francês. Enquanto que o exército usava técnicas de tortura e eliminava o maior número possível de rebeldes, a FLN desenvolvia técnicas não-convencionais de combate, baseadas na guerrilha e no terrorismo.

Assista: http://filmeonlinetocadoscinefilos.blogspot.com.br/2013/06/a-batalha-de-argel-1966-direcao-gillo.html


10 - A Língua das Mariposas (1999) - Direção: José Luis Cuerda

O mundo do pequeno Moncho estava se transformando: começando na escola, vivia em tempo de fazer amigos e descobrir novas coisas, até o início da Guerra Civil Espanhola, quando ele reconhecerá a dura realidade de seu país. Rebeldes fascistas abrem fogo contra o regime republicano e o povo se divide. O pai e o professor do menino são republicanos, mas os rebeldes ganham força, virando a vida do garoto de pernas para o ar.

Assista: http://filmeonlinetocadoscinefilos.blogspot.com.br/2013/06/a-lingua-das-mariposas-1999-direcao.html

Deixa nos comentários suas sugestões para uma outra futura lista.

(Lista por http://cinetoscopio.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário